segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto Rio Bacalhau - Prof. Jean Molinari

A Geografia é uma das ciências responsáveis por formar professores e tem como um de seus principais objetivos, direcionar para que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e autônomo, capaz de discernir sobre o verdadeiro sentido dos fatos.

Nesse sentido, observa-se que no processo de ensino-aprendizagem, que uma das fontes da aprendizagem é a ação do próprio sujeito, ou seja, para que um indivíduo aprenda determinado conteúdo, faz-se necessário que ele esteja interessado em aprender. Quando se fala em interesse, está implícito uma série de fatores, dentre eles a questão da motivação sobre as questões ambientais do nosso município.

O papel da motivação na aprendizagem dos estudantes depende da perspectiva do professor que busca aplicar na prática as teorias, ou seja, estimula os alunos para a pesquisa de campo, para a compreensão da realidade. Assim, deve ser observada a importância dada pelo professor à necessidade de motivação dos estudantes, o modo como o professor vê essa motivação e também o modo como ele vê seu papel de professor na motivação dos estudantes.

Portanto, quando se fala em motivação do estudante, dentro do processo de ensino-aprendizagem, a relação entre professor e estudante deve ser o ponto de partida para se analisar o tipo de ensino que ocorre. O professor precisa estabelecer, então, uma relação de mediação semiótica para construir a partir do cotidiano dos alunos, conhecimentos mais significativos à realidade de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário